A MANUTENÇÃO CORRETIVA é realizada normalmente após a ocorrência de uma falha ou incapacidade produtiva de sistemas e equipamentos que compõe a edificação.
Uma porcentagem significativa desses danos pode ser evitado se o gestor de manutenção levar em consideração a manutenção preventiva para evitar o maior impacto financeiro que a manutenção corretiva não planejada vai causar.
Uma vez que pode implicar a suspensão prolongada da atividade de sistemas, equipamentos, avarias estruturais podendo mesmo levar a consequências de danos materiais e físicos para seus usuários.
A principal vantagem de ter um cronograma de manutenção preventiva é poder prevenir todas essas situações, substituindo os componentes usados no prazo certo, preservando e restaurando todas as estruturas necessárias para o bom funcionamento e valorização da edificação.
Para isso, o gestor deve organizar em uma planilha, ou em outra ferramenta, as principais métricas e informações que ele precisa acompanhar para realmente conseguir executar um ótimo planejamento:
- Melhorar o estado técnico e operacional dos equipamentos;
- Reduzir a degradação e os riscos de degradação das estruturas;
- Programar os trabalhos de prevenção;
- Realizar os reparos em condições favoráveis à operação;
- Reduzir custos;
- Prolongar a vida de todos os sistemas que compõem a edificação.
Um plano de manutenção preventiva é ideal quando o gestor de manutenção consegue evitar qualquer defeito nos seus equipamentos, ou consegue prever e programar para que essa falha tenha o menor impacto possível no cliente.
Solicite uma Visita Técnica Gratuita.
Basta preencher os campos abaixo que em breve retornaremos.